3 Motivos para alugar sem fiador

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Alugar sem fiador pode ser uma alternativa rápida e vantajosa para fechar um contrato de aluguel de imóvel 

Ao iniciar as pesquisas para alugar um imóvel, nos deparamos com várias formas de garantias oferecidas pelas imobiliárias, mas é muito importante que estejamos atentos às melhores opções, ou seja, aquelas que nos trarão conforto e segurança no momento de alugar um imóvel.

As ofertas de modalidades de garantia podem ser grandes, porém ao estudar minuciosamente os detalhes de contratação de cada uma percebemos as que possuem benefícios para ambas as partes e aquelas que utilizam de um mecanismo antigo e muito mais trabalhoso dificultando o fechamento do contrato.

Para cada alternativa existem fatores que devem ser levados em conta. Para que sua escolha seja a melhor possível preparamos aqui três motivos para alugar sem fiador e mostramos as melhores formas de fechar um contrato com tranquilidade e segurança. Apresentamos primeiro as opções que você deve passar longe.

portrait of a pretty young woman holding an old key

Passe longe!

Caução. Essa não é a melhor escolha!

Essa é uma forma antiga e conhecida dos locadores e locatários, mas possui desvantagem para quem a escolhe. O processo é um pouco burocrático, pois o valor tem que ser depositado em caderneta de poupança autorizada pelo Poder Público e por ele regulamentada. Ao fim do contrato, caso não ocorra inadimplência, o inquilino poderá resgatar esse valor.

O grande problema é que para efetivar a garantia caução é necessário ter a quantia total em dinheiro, situação complicada para quem está tendo que arcar com todos os gastos de uma mudança.

Então, se pensava em escolher essa opção por receber o que deixou como garantia depois, é bom esquecer e partir para opções mais seguras e vantajosas para ambos.

Fiador é sinônimo de depender dos outros

Por mais que essa seja uma forma comum, a realidade está mudando. Ao sair para procurar um fiador você vai se deparar com muitas dificuldades e até mesmo passar por um constrangimento nas etapas que terá na sua busca. E quando essa forma é escolhida o processo de aprovação do contrato passa a levar um tempo muito maior que outras garantias.

Essa modalidade é complicada e muito burocrática, pois há inúmeros requisitos para que o seu fiador seja aprovado como, ter um imóvel e residir na mesma cidade que quer alugar, ter renda suficiente e bem superior ao aluguel que está assumindo pagar, além de ter que estar livre de restrições e outros fatores que cada imobiliária pode exigir aumentando a dificuldade dessa contratação.

A quantidade de documentos exigida também é um fator que pode se tornar um empecilho, pois a maioria dos documentos tem que passar por cartório e receber o devido reconhecimento de firmas (assinaturas), muitas vezes exigindo a presença do fiador, outro desgaste para a pessoa que se responsabilizou por você.

Villa house model, key and drawing on retro desktop (real estate sale concept)

Além disso, seu fiador fica preso ao seu contrato, pois é o responsável pelo pagamento do mesmo, caso você não venha cumprir. Na ocorrência de situações graves e até fatais, ainda sim toda a cobrança recairá sobre o seu fiador, podendo responder na justiça pela inadimplência.

Quem é que aceita uma responsabilidade assim hoje em dia? Contratar um fiador profissional é um risco muito grande, além de poder responder criminalmente dependendo da condição que o contratado causou para que pudesse ser o seu fiador. Recorrer aos parentes pode ocasionar um desconforto, uma saia-justa, visto que as relações pessoais têm muitas variáveis e não podemos prever acontecimentos futuros.

Mas calma, vamos apresentar ótimas sugestões para que não tenha que passar por essa busca que quase sempre acaba sem encontrar o “corajoso”.

3 motivos para alugar sem fiador

Agilidade para o contrato ser aprovado – Seguro Fiança

Diferente do fiador, essa modalidade é rápida e menos burocrática. Enquanto um contrato com fiador pode demorar dias ou até semanas para ser aprovado, com o Seguro Fiança seu processo pode ser resolvido em 24h quando se trata de uma locação residencial e em 48h, quando for uma locação comercial.

O Seguro Fiança assume a responsabilidade de garantir a locação, dispensando o fiador ou caução. Essa modalidade vem ganhando espaço e está entre as alternativas favoritas pelos locatários agradando também os locadores, pois esse seguro pode cobrir todas as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel. O seguro oferece comodidade ao inquilino e segurança ao proprietário.

Quando estamos na busca para alugar um imóvel, normalmente estamos com pressa e tudo que puder facilitar será positivo para um momento cheio de detalhes e dificuldades. Alternativas que são rápidas e seguras sempre serão as mais indicadas.

Door knobs or aluminum door

Ter toda a reserva de capitalização de volta em valores atualizados – Título de Capitalização

Essa alternativa muito vantajosa é chamada de Título de Capitalização para aluguel. Essa forma de garantia está na Lei do Inquilinato. Lei 8.245/91.

Ao contratar essa opção também terá rapidez no processo além de muitos outros benefícios. Funciona da seguinte forma: caso você fique inadimplente o proprietário poderá acionar o resgate do título de capitalização que contratou. Um detalhe importante é que essa forma de garantia é muito benéfica ao inquilino, pois cumprindo todas as obrigações do contrato de locação e solicitando o resgate no prazo final do título de capitalização ele receberá de volta 100% da reserva com valores atualizados.

Outro benefício é que dispensa a busca pelo fiador, que como já explicitamos aqui, é um processo trabalhoso e muitas vezes constrangedor. Além disso, a escolha pelo Título de Capitalização não exige comprovação de renda, ele serve para qualquer imóvel, a contratação é rápida e simplificada, e ainda tem sua renovação automática.

Ao lembrar-se do nome dessa garantia algo em sua memória deve remeter às premiações, e sim, mesmo em relação ao aluguel isso ainda é válido para essa modalidade também. Basta conferir os detalhes com a empresa que está oferecendo essa alternativa e entender os serviços e benefícios que podem ser adquiridos.

Não podemos deixar de abordar outra grande facilidade. O valor do título a ser apresentado como garantia é negociado livremente entre o futuro inquilino e dono do imóvel ou imobiliária. Ou seja, essa modalidade permite que inquilino e locador cheguem a um valor de garantia que seja satisfatório e justo para ambas as partes

Resumindo, escolhendo o Título de Capitalização para Aluguel você contrata uma forma rápida, menos burocrática e muito mais benéfica ao seu bolso e para sua tranquilidade.

Reparos e assistência residencial

Além de todos os benefícios que foram apresentados ao longo desse artigo, um dos motivos que mais atraem os inquilinos ao dispensar a contratação via fiador é a assistência que o Seguro Fiança e o Título de Capitalização para Aluguel podem dar ao seu imóvel alugado.

As seguradoras que comercializam o Título de Capitalização assim como as que fornecem o Seguro Fiança oferecem serviços que podem ser acionados para realizar reparos emergenciais no imóvel: chaveiro, eletricista, encanador entre outros variando de acordo com a empresa que estiver fechando contrato.

Tanto o Seguro Fiança quanto o Título de Capitalização oferecem esses serviços, variando de empresa para empresa, mas não há como negar que além de todas as facilidades para contratação ainda ter a segurança com serviços emergenciais, que quase sempre nos pegam desprevenidos, é uma ótima oportunidade para evitar futuras dores de cabeça.

A tool for many wooden boards.

É notável que o mundo imobiliário venha sofrendo mudanças e crescimento, evolução e modernização. E neste artigo mostramos que algumas formas de garantia são arcaicas e pouco simplificadas para quem está contratando e por esse motivo outras garantias vêm ganhando popularidade no mercado de locação.

Sendo assim, sabemos que antes de tomar alguma decisão para alugar um imóvel essas opções têm que ser estudadas com cautela e levar em consideração os benefícios futuros e as facilidades do presente.

Boa sorte! Mas caso siga nossas indicações, a sorte não precisará estar ao seu lado, pois os fatos serão suficientes para ajudar a tomar a decisão certa e mais feliz!

Conheça mais

Esse texto te ajudou? Então curta e compartilhe com seus amigos. Deixe também sua opinião ou dúvidas nos comentários.
Estamos sempre atentos a tudo o que você nos fala.
Se quiser conhecer mais sobre soluções de seguros e financeiras, siga-nos no Facebook.

Buscar

Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se em nossas newsletter
Categorias
Falar
Olá, precisando de ajuda?