3 principais vantagens do Seguro Fiança

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Você já percebeu que quando precisamos de um fiador os amigos e familiares somem do mapa? De fato, encontrar alguém disposto a assumir a responsabilidade de apresentar garantia financeira em um contrato de aluguel de imóvel não é uma tarefa muito fácil. Mas existem algumas alternativas para isso.

Desenvolvido para ser mais uma alternativa de garantia para quem não quer ou não pode oferecer a tradicional fiança (fiador) ou não dispõe de reserva financeira para oferecer a Caução em Título de Capitalização Aluguel, o Seguro Fiança é uma solução que garante ao locador o pagamento dos aluguéis, encargos legais e outras despesa em caso de inadimplência e dispensa a apresentação de um fiador por parte do futuro inquilino. Com 25 anos de existência, são várias as características que fazem deste seguro uma opção extremamente vantajosa para todas as partes envolvidas no processo.

Neste artigo, separamos as três principais vantagens para você conhecer melhor esta alternativa de oferecer garantia para a imobiliária e para o locador do imóvel. Para eles, aceitar essa garantia é sinônimo de tranquilidade e certeza do recebimento dos valores do aluguel, dos encargos e das demais despesas com a locação, conforme as garantias contratadas na apólice de seguros.

1 – Livre de constrangimentos

Um dos principais benefícios desse tipo de garantia é a independência. Com ela você não precisa da boa vontade de ninguém para alugar um imóvel, muito diferente do que ocorre na forma tradicional de oferecer fiança (fiador). Com o Seguro Fiança, os únicos envolvidos no processo serão os interessados no processo, ou seja, o locador ou imobiliária, o corretor de seguros, a seguradora e você.

Para contratar o Seguro Fiança, primeiramente a seguradora precisa analisar os cadastros dos pretendentes a locação. Os futuros locatários receberão da corretora de seguros fichas cadastrais e farão o preenchimento com todas as informações necessárias, inclusive o endereço e os valores relacionados a aluguel e os encargos (IPTU, despesas ordinárias condominiais, água, luz e gás canalizado) do imóvel que se pretende alugar.

A Corretora especializada nesse tipo de seguros dará toda assessoria necessária para organizar e simplificar o processo de modo a torná-lo tranquilo para locador ou imobiliária e o locatário.

É preciso também apresentar cópia dos seguintes documentos:

  • CPF/RG;
  • Imposto de Renda na íntegra, inclusive com página de protocolo;
  • Comprovante de renda (no caso do locatário);
  • Outros documentos específicos conforme perfil profissional ou tipo de empresa.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode contratar o Seguro Aluguel, desde que tenha meios de comprovar seus rendimentos.

2 – Assistência 24h

As vantagens do seguro não se restringem ao locador e imobiliária. O inquilino terá a sua disposição um pacote de serviços de apoio ao imóvel que pretende alugar. A Assistência 24h é destinada para reparos emergenciais e pode ser solicitado 5 atendimentos por ano durante a vigência do contrato.

A assistência dispõe de serviço de reparos hidráulicos, reparos elétricos, chaveiro comum, forno de microondas, fogão, fornos e cook-top a gás, assistência em antenas e muito mais. Para solicitar os serviços, basta entrar em contato com a seguradora informando a ocorrência.

O atendimento pode ser solicitado a qualquer hora do dia e da noite, em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Porém, em algumas localidades, a visita técnica ocorrerá em horário comercial.

– Confira os serviços oferecidos de forma detalhada:

Serviço de chaveiro
Caso haja perda, roubo ou quebra das chaves originais desde que o impeça a entrada dos moradores, pode contar com o suporte da Assistência 24h. O serviço também abrange reparo emergencial de fechaduras, instalação de chave-tetra e troca de segredo de fechaduras

Reparos Elétricos
O serviço abrange reparo em interruptores, chaves, tomadas e troca de resistências de chuveiros e torneiras. Além disso, o benefício pode ser acionado em caso de restabelecimento básico de energia elétrica em dispositivos aparentes como disjuntores.

Reparos Hidráulicos
Com um tempo, pequenos problemas podem surgir de forma inesperada. Os clientes que adquirirem o Seguro Fiança podem contar com reparos hidráulicos em caso de vazamentos causados por ruptura súbita e acidental de tubulações assim como em vazamentos de torneiras, sifões, chuveiros, misturadores, caixas de descargas entre outros. O atendimento limita-se ao reparo de até três dispositivos sobre a mesma ordem de serviço.

3 – Facilidade para o pagamento

Além de ser o fim do constrangimento de buscar um fiador, o Seguro Fiança é a oportunidade de oferecer uma garantia sem ficar descapitalizado com o desembolso de grandes somas para pagar o prêmio, que é o preço a ser pago pelo seguro.

Apesar de variar de acordo com a seguradora e o grau de risco apurado pela análise de cadastro do futuro locatário, o preço do seguro geralmente gira em torno de 2x (duas vezes) o valor de um aluguel. Esse valor corresponde a contração de todas as garantias que a seguradora disponibiliza para este seguro. Esse valor pode sofrer variações para mais ou para menos, a depender das coberturas que forem contratadas.

O prêmio (preço) pode ser pago à vista ou parcelado em até 12 vezes, a critério da imobiliária (pessoa jurídica). O seguro pode ser contratado com vigência de 12 meses ou de 30 meses. Dessa forma, caso a imobiliária autorize a contratação do seguro com cobrança via fatura mensal, o futuro inquilino não precisa desembolsar todo valor à vista.
Como e por quem é feito o cálculo do Seguro Aluguel?

Uma pergunta muito recorrente é como é feito o cálculo do valor a ser pago pelo seguro. Ele é formado a partir da soma de fatores que circundam cada contrato. O valor é personalizado conforme o risco teórico demonstrado no cadastro do pretendente a locação. Após a análise de cadastro, o corretor de seguros obtém da seguradora o preço objetivo do seguro.

Quem faz a análise cadastral é a própria seguradora, o que proporciona mais segurança para a transação. O resultado da análise do cadastro é entregue no prazo de 24h a 48h para pessoa física e de 48h a 72h para cadastro de pessoa jurídica.

Coberturas do Seguro Fiança

O seguro oferece garantia para aluguéis vencidos, não pagos e multa moratória dos aluguéis e condomínio. Mas para ter mais segurança você pode contratar coberturas adicionais que cobrem IPTU, condomínio ordinário, água, luz, gás canalizado, danos ao imóvel, danos a pintura interna, danos a pintura externa ao imóvel e multa por rescisão contratual. Quanto mais completo for o seguro, maior será a segurança para o locador e mais tranquilidade para o locatário.

Considerações importantes

Para ter direito a todas essas vantagens, o inquilino precisa pagar as mensalidades do contrato do seguro em dia.

É importante lembrar que o seguro é uma cláusula do contrato de locação, ou seja, o cancelamento da apólice, motivado pela não quitação do prêmio (preço) do seguro, resulta em quebra de contrato, dando ou locador ou à imobiliária o direito de pedir a desocupação do imóvel.

Conclusão

O Seguro Fiança é uma das alternativas mais vantajosas disponível no mercado para apresentar ao locador na hora de alugar um imóvel. Outra vantagem é que o seguro não compromete grande parte da renda do futuro inquilino. Além disso, com ele é possível se livrar da difícil tarefa de encontrar um fiador e ainda pode-se desfrutar dos serviços da Assistência 24h para o imóvel locado.

Esse texto te ajudou a entender melhor sobre essa modalidade de seguro?
Então curta e compartilhe com seus amigos. Não deixe de escrever suas dúvidas e sugestões para a gente. Sua opinião é fundamental para o nosso sucesso.

Quer ter mais informações sobre soluções em seguros?
Siga-nos no Facebook.

Buscar

Receba conteúdos exclusivos

Cadastre-se em nossas newsletter
Categorias
Falar
Olá, precisando de ajuda?